MP-RJ cria núcleos de inteligência artificial e ciência de dados

20/02/2025

O Ministério Público do Rio de Janeiro criou um núcleo voltado ao desenvolvimento de soluções com uso de inteligência artificial. Publicada no Diário Oficial na última semana, a Resolução 2.675/2025 define a estrutura e o funcionamento da Secretaria-Geral de Modernização Tecnológica e Inovação.

A secretaria, coordenada pelo promotor André Navega, é diretamente subordinada ao procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, e contará com Núcleo de Inteligência Artificial; Núcleo de Ciência de Dados; Laboratório de Inovação e Gerência de Projetos de Tecnologia da Informação.

“A missão é integrar os projetos e serviços de tecnologia da informação e ciência de dados dos diversos órgãos da Procuradoria-Geral de Justiça, unificando o planejamento e gestão da área em estrutura diretamente vinculada ao PGJ. As principais metas estabelecidas pela chefia institucional são a incorporação de inteligência artificial nas ferramentas e sistemas do MP-RJ e o foco permanente no suporte aos órgãos de execução, na facilitação do trabalho dos membros e servidores”, explica Navega.

Entre as atribuições da nova estrutura estão auxiliar o PGJ na supervisão, direção e coordenação das atividades relativas à tecnologia da informação, à ciência de dados e à inovação em todas as estruturas da Procuradoria-Geral de Justiça; coordenar a elaboração das propostas do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação; articular e propor a celebração de convênios e acordos de cooperação técnica com instituições públicas e privadas para obtenção e intercâmbio de dados e conhecimento, propor e implementar ações de capacitação para as equipes de tecnologia da informação, e articular-se com as demais estruturas do MP-RJ, visando ao desenvolvimento de soluções, métodos e produtos para o aprimoramento das atividades institucionais. Com informações da assessoria de imprensa do MP-RJ.

Fonte: Revista Consultor Jurídico