OAB-SP lança programa para ajudar no desenvolvimento de pequenos escritórios

05/02/2024

A OAB-SP abriu inscrições, na última quarta-feira (31/1), para a primeira edição do projeto “Aceleradora de Escritório de Advocacia”. O programa busca promover o empreendedorismo jurídico e ajudar no desenvolvimento de bancas de pequeno porte.

As inscrições ficarão abertas até o próximo sábado (10/2). O edital para interessados está disponível no site da OAB-SP.

O projeto vai selecionar até 30 escritórios para uma formação imersiva com duração de três meses, dentre atividades presenciais e on-line.

No primeiro módulo, os participantes aprenderão sobre cultura empreendedora. O segundo será focado em gestão e operação de escritórios. Já o terceiro trará conteúdos sobre marketing e negócios.
A seccional projeta contemplar ao menos um escritório de cada uma das suas 21 regiões administrativas. A iniciativa também busca paridade de gênero e raça, com vagas reservadas a candidatos negros e mulheres.

O programa será 100% gratuito aos participantes selecionados e totalmente financiado pela OAB-SP.

Para participar do processo de seleção, o candidato precisa prestar serviço de advocacia, ser inscrito ativo na seccional e estar em dia com as anuidades, sem condenação em curso no Tribunal de Ética e Disciplina (TED).

É proibida a participação de quem tem vínculo direto com a OAB-SP, como funcionários e membros da diretoria ou das subseções, membros do Conselho Seccional ou conselheiros federais por São Paulo.

Os candidatos precisarão encaminhar um vídeo de até três minutos, apresentando os motivos pelos quais pretendem participar da Aceleradora.

Após o fim das inscrições, o processo de seleção acontecerá entre 11/2 e 11/3. O comitê do programa, constituído por representantes da OAB-SP e parceiros, será responsável pela banca de avaliação, que selecionará as propostas mais condizentes com os requisitos e critérios estipulados.

A lista de selecionados será divulgada no dia 12/3 no site da seccional. A matrícula deverá ser feita até 15/3. As atividades terão início em 4/4 e fim no dia 4/7.

A Aceleradora foi cocriada com mentoria da plataforma StartSe e participação ativa de instituições de ensino de ponta.

“É um projeto inédito no Brasil, inovador e com uma capacidade de transformar a advocacia a partir da entrega de ferramentas e conteúdos para gestão dos escritórios”, destaca Daniela Magalhães, secretária-geral da OAB-SP e líder da iniciativa.

“O programa assume um importante papel como o ecossistema capaz de reunir e entregar para a advocacia o que há de melhor e mais moderno em termos de cultura empreendedora no ambiente jurídico, gestão e administração de escritórios, marketing jurídico, tecnologia e inteligência artificial”, completa. Com informações da assessoria de imprensa da OAB-SP.

Fonte: Consultor Jurídico