ICMS/PI: Grupo de Fiscalização de Combustível da SEFAZ/PI recupera ICMS sonegado

01/12/2023

O Grupo de Combustíveis da Unidade de Fiscalização de Empresas da Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ/PI) obteve sucesso na recuperação de valores do ICMS não repassados por empresas localizadas em outros estados. Utilizando o sistema SCANC, a equipe empreendeu um minucioso processo de cruzamento de informações entre as notas fiscais e o sistema, analisando, minuciosamente, cada arquivo e cada nota fiscal. Sem esse trabalho minucioso não seria possível descobrir a sonegação.

O montante em questão corresponde ao ICMS sobre combustíveis adquiridos em outros estados por empresas do Piauí, porém, o referido valor do imposto não foi devidamente repassado. Esse procedimento demandou um esforço minucioso, destacando a importância da análise detalhada para identificar discrepâncias e garantir a correta arrecadação dos impostos.

Segundo o auditor fiscal Elias Cury, coordenador da equipe, “Sem esse trabalho minucioso não seria possível descobrir a sonegação. Essa iniciativa não apenas assegura a justa arrecadação tributária, mas também evidencia a importância de ações precisas e criteriosas para assegurar que os valores devidos sejam integralmente repassados, beneficiando os cofres públicos e a economia do estado do Piauí. ” finaliza Elias Cury.

Fonte: SEFAZ/PI