Maceió - Desconto oferecido pela Prefeitura no IPTU 2022 é um dos mais vantajosos entre as capitais brasileiras

29/03/2022

Desconto na cota única é o segundo maior entre as capitais do Nordeste e um dos quatro maiores das capitais do país.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Economia (Semec) revelou que o desconto de 15% na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022, oferecido pela Prefeitura de Maceió, é um dos mais vantajosos entre as capitais brasileiras. De acordo com o levantamento, Maceió oferece o segundo maior desconto entre as capitais do Nordeste, ficando atrás apenas de Natal, no Rio Grande do Norte, que oferece 16% de abatimento nos pagamentos à vista.

As informações apuradas pelo setor de Arrecadação Tributária da Semec também apontam que a cota única de Maceió é ainda uma das mais proveitosas entre as 26 capitais estaduais e o Distrito Federal, figurando em quarto lugar no ranking geral.

“Além de ser muito benéfico do ponto de vista econômico, este desconto é uma boa oportunidade para que o contribuinte evite complicações futuras que o não pagamento desse imposto pode gerar’’ destacou o secretário de Economia, João Felipe Borges.

O Município, hoje, registra uma inadimplência de 50%, acumulando um valor de, aproximadamente, R$150 milhões não arrecadados. Ficar em débito com o IPTU tem consequências. Uma delas é que o proprietário do imóvel pode ser inscrito na dívida ativa do Município, o que leva à cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel.

Este ano, a Prefeitura oferece dois tipos de descontos para os pagamentos à vista. Um de 15%, com vencimento na próxima quinta-feira (31 de março) e outro de 10%, com vencimento para o dia 29 de abril. O IPTU também pode ser pago em até 10 vezes, sem dedução no valor total e com vencimento da primeira parcela para 31 de março.

Os boletos podem ser emitidos pela internet, no site de serviços da Prefeitura, pela ferramenta Emissão Facilitada, que simplifica o acesso à guia de forma segura. O serviço ainda gera um código de barras que facilita o pagamento por aplicativos.

Os carnês do IPTU também já estão sendo entregues nas residências e por eles é possível quitar o tributo com os descontos e de forma parcelada dentro do prazo de vencimento.

Fonte: Prefeitura Maceió