
CAIXA publica Guia Rápido – Conectivade Social ICP
Foi disponibilizado no site da CAIXA, https://www.caixa.gov.br/Downloads/fgts-manuais-e-cartilhas-operacionais/Guia_de_Configuracoes_Conectividade_Social_ICP_abril21.pdf o Guia Rápido – Conecticidade ICP, que contém informações de configuração necessária ao seu microcomputador para utilizaçãodo Conectividade Social ICP. A CAIXA recomenda a execução, preferencialmente, por um técnico habilitado.
Guia Rápido – Conectivade Social ICP
ØConfiguração mínima do microcomputador:
Sistema Operacional Windows 7
Processador de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) de 1 GHz ou superior; 1 GB de RAM (32 bits); 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) de espaço em disco disponível; Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior;Sistema Operacional Windows 10
Processador de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) de 1 GHz ou superior; 1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits); 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) de espaço em disco disponível;A verificação das configurações pode ser feita em: Painel de Controle Sistema e Segurança Sistema.
ØPré-requisitos: Acesso à Internet com banda larga; Certificado digital padrão ICP − Brasil; Software gestor de certificação digital e respectiva cadeia de certificados instalados (fornecido pela AC emissora do certificado digital); Periférico para leitura do certificado digital (porta USB, CDDVD, leitora de smart card, etc.), com o respectivo driver instalado; Navegador Internet Explorer − IE − Versão 11 (32 bits). Instalar versão mais recente disponível; Programa Java (32 bits). Para Windows 7 - Usar versões: 1.8.231 ou 1.8.251 ou 1.8.271.A versão 1.8.261 é incompatível com o programa Conectividade Social ICP.
Para Windows 10 - Instalar versão mais recente disponível na Internet.
![]() |
O certificado digital ICP − Brasil deve estar inserido na leitora para a realização do acesso.
ØConfigurações:Navegador Internet Explorer – IE 11 (32 bits)
Ajustar nível permitido e incluir os endereços como sites confiáveis Abrir o navegador; Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba “Segurança” Zona “Sitesconfiáveis”;
Ajustar o Nível de segurança desta zona para “Médio”; Marcar a caixa de seleção “Habilitar Modo Protegido” (reiniciar o navegador); Clicar no botão “Sites”; Adicionar os sites (URLs):https://conectividade.caixa.gov.br e http://conectividade.caixa.gov.br.
Ajustar nível de segurança da Internet Abrir o navegador; Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba “Segurança” Zona “Internet”; Ajustar o Nível de segurança desta zona para “Médio-Alto”; Marcar a caixa de seleção “Habilitar Modo Protegido” (reiniciar o navegador). Ativar modo de compatibilidade (Conferir periodicamente) Abrir o navegador; Menu: Ferramentas Configurações de Modo de Exibição de Compatibilidade; Adicionar o site: https://conectividade.caixa.gov.br; Desativar bloqueador de pop up Abrir o navegador; Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba “Privacidade” Desativar o“Bloqueador de Pop-ups”;
Habilitar o Java no Gerenciador de complementos do navegador IE Abrir o navegador; Menu: Ferramentas Gerenciar Complementos; Clicar nos itens Java com o botão direito do mouse e selecionar a opção“habilitar”.
Configurações de HTTP do navegador Internet Explorer - IE Abrir o navegador; Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba “Avançadas”; Na caixa “Configurações” localiza (rolar pra baixo) até o item “Segurança”; Marcar as opções: “Usar SSL 3.0”; “Usar TLS 1.0”; “Usar TLS 1.1”; “Usar TLS 1.2”; “Verificar revogação de certificados do servidor*”; “Verificar se há assinaturas em programas baixados” e “Verificar se há certificados revogados do fornecedor”. Recomenda-se executar periodicamente: Limpeza de cache do navegador. Abrir o navegador; Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba “Geral” Histórico de navegação Selecionar botão “Excluir”; Selecionar as caixas apresentadas e clicar no botão “Excluir”. Remoção certificados expirados e/ou com duplicidade de nome, registrados no navegador. Abrir o navegador; Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba “Conteúdo” Selecionar botão“Certificados”;
Na janela “Certificados” Aba “Pessoal”, Selecionar o(s) certificado(s) listado(s) nacoluna “Emitido para” e clicar no botão “Remover”.
![]() |
Programa JAVA (32 bits)
Verificar se apenas a versão JAVA (32 bits) compatível está ativada, e remover ou desabilitar qualquer outra versão. Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits); Selecionar a Aba Java botão “Exibir” marcar ou desmarcar botão na caixa de seleção na coluna “Ativado”; Incluir o endereço do Conectividade Social ICP na “Lista de Exceções de Sites”. Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits); Selecionar a Aba “Segurança” botão “Editar Lista de Sites” botão “Adicionar”; Incluir os endereços: https://conectividade.caixa.gov.br ehttp://conectividade.caixa.gov.br.
Ajustar nível de segurança Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits); Selecionar a Aba “Segurança” e marcar a opção “Ativar conteúdo Java nobrowser”;
Selecionar o nível de segurança “Alta” e clicar em “OK”. Ativar os protocolos de criptografia Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits); Selecionar a Aba “Avançado”; Marcar as caixas “Usar TLS 1.0”, “Usar TLS 1.1” e “Usar TLS 1.2”; Clicar no botão “Aplicar”. Usar definições do browser Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits); Selecionar a Aba “Geral”; Clicar no botão “Definições de Rede”; Marcar o botão “Usar definições do browser”; Clicar no botão “OK”. Habilitar o log. Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits); Selecionar a Aba “Avançado”; Item “Depuração”/Selecionar “Ativar log” e “Mostrar exceções do ciclo de vida doApplet”;
Item “Console Java” / Selecionar “Mostrar Console”. Recomenda-se executar periodicamente: Limpeza de cache. Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits); Selecionar a Aba “Geral” botão “Definições”; Selecionar botão “Excluir Arquivos” Selecionar os itens “Rastrear e Registrar Arquivos”,“Aplicações e Applets Armazenados em cache” e “Aplicações e Applets Instalados”’ e clicar em “OK”. ØInformações Adicionais: Site CAIXA/Conectividade Social ICP http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/Paginas/default.aspx Guia de Orientação ao Usuário CNS ICPhttps://www.caixa.gov.br/Downloads/fgts-manuais-e-cartilhas- operacionais/CNS_ICP_ORIENTACOES_USUARIOS_Versao_2_2.pdf
Central de Telesserviços CAIXA:Fones 3004 1104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 0104 (demais Localidades).