ICMS/PB - Sefaz realiza operações no Brejo e apreende cargas de alimento, de confecção e de tintas com irregularidades

23/10/2020

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) realizou uma série de operações no Brejo paraibano, onde fica localizada a 2ª Gerência Regional, apreendendo cargas de alimentos como milho, queijo, frango, camarão, além de mercadorias como tinta, confecção e relógio com nota fiscal inidônea ou sem nota fiscal, com destaque para a carga de 120 toneladas de milho com irregularidade fiscal.  

Essas mercadorias com irregularidade fiscal, apreendidas pela equipe da Fiscalização de Trânsito da 2ª Gerência Regional, renderam em ICMS e multa mais de R$ 138 mil aos cofres do Estado, após a contabilidade e os cálculos dos auditores. A operação aconteceu em toda a região do Brejo, com sede em Guarabira, com foco nas principais rodovias de circulação de mercadorias.

Segundo o gerente Anivaldo Azevedo, da 2ª Gerência Regional da Sefaz, "durante o período da pandemia a gerência recebeu uma série de dados e informações de ocorrência de transporte de mercadorias sem documento fiscal, bem como o funcionamento de empresas sem a devida inscrição estadual. Comunicamos ao Secretário Executivo e organizamos nessas últimas duas semanas as operações fiscais com o objetivo de verificar a procedência das informações. As infrações mais cometidas foram de mercadorias sem nota fiscal e de nota fiscal inidônea”, detalhou.

Fiscalização ostensiva no Brejo – O gerente da 2ª Gerência Regional da Sefaz revelou ainda que a fiscalização tem sido ostensiva em diversos locais do Brejo paraibano para coibir o transporte de mercadoria sem nota fiscal ou com nota inidônea.

Fonte: SEFAZ PB