PREVBarco Rondônia retoma a navegação para atendimento a populações ribeirinhas

26/08/2020

A unidade móvel flutuante do INSS (PREVBarco) da Gerência-Executiva do INSS em Porto Velho (RO) está no Distrito de Costa Marques, distante 600 km de Porto Velho, para prestar atendimento às populações ribeirinhas. O PREVBarco atende, além dos ribeirinhos, várias comunidades indígenas e quilombolas, que vivem às margens dos rios amazônicos, em municípios onde não há unidades fixas do INSS.

A retomada do atendimento do PREVBarco terá caráter especial, uma vez que, nessa época do ano, o Volume das águas está em baixa, impossibilitando a navegação no roteiro tradicional da embarcação. Assim a equipe atual do INSS atenderá em Costa Marques até o dia 30 de setembro. Outras equipes estão previstas para os meses de outubro, novembro e até 18 de dezembro.

O atendimento presencial no PREVBarco vai oferecer os benefícios previdenciários rurais e urbanos, como aposentadoria, pensões, auxílios, salário-maternidade, além do Benefícios de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC), do seguro-defeso, atualização de benefícios, informação e orientação em geral.

Medidas de proteção

Para garantir o atendimento do PREVBarco, o INSS organizou um protocolo de proteção e afastamento de servidores e segurados, para evitar o contágio da Covid-19. Foram instalados anteparos de acrílico nos guichês de atendimento e nas mesas dos peritos médicos. Os servidores receberão equipamentos de proteção individual: máscaras, aventais e luvas descartáveis. Todos os ambientes de atendimento terão higienização completa duas vezes ao dia. Nesses locais e nas mesas dos servidores, haverá também recipientes para o uso de álcool em gel. A área de atendimento ao público dentro do barco foi fechada. Os segurados vão esperar sua vez em tendas ou espaços externos e abertas, do lado de fora da embarcação, onde ficarão sentados em cadeiras distanciadas entre si.

Fonte: www.inss.gov.br