ITCMD/SP - Fisco paulista deflagra operação Vaisyas II contra sonegação fiscal de ITCMD

17/01/2022

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo deflagrou neste mês de janeiro a operação Vaisyas II, nova etapa de fiscalização sobre a transmissão de patrimônio sujeita à incidência de ITCMD, imposto cobrado sobre doações ou transmissão causa mortis (heranças) e que possui alíquota de 4%.

Um grupo de 11 auditores fiscais da Receita Estadual, coordenados pela Diretoria de Arrecadação, Cobrança e Recuperação da Dívida (Dicar), realizará auditorias em 2.900 declarações de doação extrajudicial ocorridas em 2017, que somam R$ 11.620.653.845,09 em valores declarados.

Em dezembro do ano passado, previamente ao desenvolvimento dos trabalhos de auditoria, os contribuintes acionados pela operação foram notificados a apresentarem os documentos relacionados as transmissões.

O grupo da operação se concentrou em conferir se os valores utilizados como base de cálculo do ITCMD nas doações declaradas estavam de acordo com o valor patrimonial - há suspeitas de que algumas transmissões apresentaram erros nas declarações e valores subavaliados.

O objetivo é de que, mediante a notificação do Fisco paulista, os próprios contribuintes possam se autorregularizar, a exemplo do que ocorreu na primeira edição da operação Vaisyas, em agosto de 2021. Na ocasião, R$ 43 milhões foram recuperados aos cofres públicos em função desse novo tipo de abordagem, que também exerce influência educacional e comportamental sobre os contribuintes do imposto.

 

Fonte: Sefaz SP