Presidentes de TREs discutem sistema político e eleitoral em São Paulo

08/07/2019

Presidentes e representantes dos tribunais eleitorais de todo o país se reuniram na quinta (4/7) e na sexta-feira (5/7) na 76ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O evento ocorreu em São Paulo.

O Coptrel é uma sociedade civil sem fins lucrativos integrada pelos desembargadores que, no momento, estão presidindo os TREs de seus estados.

O objetivo do encontro foi debater o sistema político-eleitoral brasileiro. O presidente do TER-SP, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, afirmou que a Justiça Eleitoral tem um papel fundamental para a democracia e que eventos como este contribuem para "renovação dessa missão".

Padin, que também preside o Coptrel, também comentou sobre o aumento de fake news nos últimos meses. De acordo com o desembargador, o número de ações contestando essas notícias falsas que chega ao Judiciário é muito pequeno se comparado ao universo de conteúdos espalhados pelas redes. Para combater esse fenômeno, o melhor caminho é aumentar a difusão de notícias verdadeiras, opinou o magistrado.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Carlos Bastide Horbach disse que, tendo em vista os recentes acontecimentos nas questões eleitorais no Brasil, percebe-se que "o Coptrel tem desenvolvido com excelência o seu papel".

Já o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, declarou que "quando se fala em democracia tem que lembrar do Tribunal Superior Eleitoral, dos Tribunais Regionais Eleitorais e juízes eleitorais".

Fonte: Consultor Jurídico