Juízes de MT praticam 22 mil atos em trabalho remoto

24/03/2020

A atuação dos juízes de Mato Grosso tem registrado marcas surpreendentes desde que o Poder Judiciário deu início ao trabalho remoto como forma de combate à pandemia do novo coronavírus. Em apenas seis dias, foram praticados mais de 22 mil atos judiciais pelos magistrados, dos quais 5.651 mil são de sentenças. O número de processos baixados é superior ao volume de novas ações, com 5.063 casos novos e 5.586 processos baixados, o que contribui para a redução do estoque processual.
“Estes números nos deixam mais confiantes e seguros com o planejamento que estamos praticando para prestar o atendimento jurisdicional à sociedade, durante o plantão extraordinário”, pontuou o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.
Essa quantidade de ações, na visão do presidente do TJMT, é resultado da dedicação de magistrados e servidores, que, mesmo nesses dias de início do isolamento social provocado pelo coronavírus, não têm poupado esforços para possibilitar o acesso de todos à Justiça. “Estamos apenas começando e temos muito pela frente. Não comemoramos os números simplesmente, mas o atendimento eficiente e ágil de todos os envolvidos nessa missão”, sustenta o desembargador, acrescentando que, apesar de estar de portas fechadas contra o contágio da Covid-19, o Judiciário estadual não para.
Carlos Alberto Alves da Rocha reafirma que o expediente forense, através do teletrabalho, e também do home office, está sendo cumprido rigorosamente durante o expediente forense em todas as unidades judiciárias do Estado, incluindo o Tribunal de Justiça, em Cuiabá. Ele conta que o sucesso da sintonia – mesmo todos estando separados fisicamente – está no compromisso de todos os envolvidos.
Além das quase 6 mil sentenças, foram proferidas ainda 10.423 decisões e baixados (arquivados) 5.580 processos.
A Presidência do Tribunal de Justiça também tem mantido um ritmo acelerado nos últimos dias, na modalidade de teletrabalho. Foram liberados, em cinco dias, 1.795 alvarás, além do trabalho de coordenar o Poder Judiciário com a ajuda da tecnologia, em tempo integral.


Fonte: TJMT

Fonte: Conselho Nacional de Justiça - CNJ - TJMT