Recebeu Notificação da Suspensão da CNH? Veja o que fazer!

18/02/2020

Uma vez que sua carteira tenha sido suspensa, alguns pontos devem ser seguidos para reavê-la:

Entregar a CNH – sua CNH deve ser entregue ao próprio DETRAN. O prazo de suspensão será contado a partir desta entrega, portanto, quanto antes, melhor.
Cumprir o prazo de suspensão – o condutor não poderá conduzir veículos automotores durante a suspensão.
Fazer o Curso de Reciclagem – requisito obrigatório! Pode ser feito presencialmente ou à distância, se o DETRAN do seu estado disponibilizar esta opção.
Fazer a prova teórica – finalizado o curso, o condutor terá duas chances de passar numa prova teórica para avaliar seu aproveitamento (deve atingir 70% da prova – 21 das 30 questões). Se não conseguir nas duas tentativas, terá que refazer o curso de reciclagem.
Uma vez cumprido estes requisitos, o condutor pode buscar a sua CNH no DETRAN onde a entregou.

É preciso cumprir todos eles para garantir que seja lhe seja devolvido o direito de dirigir legalmente e evitar o cometimento de nova infrações, complicando ainda mais a legalidade de sua CNH.

Importante lembrar que dirigir com a carteira suspensa pode levar à cassação da CNH, o que ensejará na proibição de dirigir por 2 anos, além de ser obrigado a refazer todo o procedimento para tirar a carteira, desde o curso completo do CFC às provas teórica e prática. Então, não arrisque!

Fonte: Jornal Jurídico