Presidente da OAB debate com parlamentares democracia e momento do País

04/04/2019

Brasília – Na manhã desta quarta-feira (3), o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, recebeu parlamentares para um debate informal sobre o momento do país e da democracia. Pela OAB também participaram o presidente da Comissão Nacional de Relações Institucionais, Marcos Vinicius Jardim Rodrigues; a conselheira federal decana da OAB, Cléa Carpi da Rocha (RS); e o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira. 

“A pauta da OAB é a da cidadania, da democracia, do respeito aos direitos humanos. Não tem direcionamento político-partidário. Nós criticamos a reforma trabalhista por ter sido antiprocessual, que impediu o trabalhador de ir ao Judiciário. Suas promessas vieram com números que não se confirmaram, como o aumento do emprego. Trouxe absurdos e teratologias, como a limitação das indenizações trabalhistas na tragédia de Brumadinho, enquanto quem não estava trabalhando, mas morreu da mesma forma, não sofrerá a limitação”, apontou Santa Cruz.

Os deputados trouxeram ao debate outras pautas como reforma da Previdência, episódios recentes de apologia à ditadura, ataques à liberdade de imprensa, entre outros. Santa Cruz lembrou que o Conselho Federal e as Seccionais da OAB promoverão audiência pública por todo o país para debater a reforma da Previdência, na busca por um texto que respeite as garantias constitucionais.  

Participaram do encontro os deputados Jandira Feghali (PCB-RJ), Paulo Pimenta (PT-RS), Henrique Fontana (PT-RS), Tulio Gadêlha (PDT-PE), Pompéo de Mattos (PDT-RS), José Guimarães (PT-CE), Gleisi Hoffman (PT-PR) e Bohn Gass (PT-RS). 

Fonte: OAB Conselho Federal