Em debate sobre Brasil Soberano, secretário da Camex destaca fortalecimento do crédito à exportação

02/10/2025

O secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Rodrigo Zerbone, participou na quarta-feira (1/10) de audiência pública da Comissão Mista do Congresso Nacional que debate a MP do Plano Brasil Soberano, que define as medidas de apoio do governo federal às empresas afetadas unilaterais aplicadas pelos EUA às exportações brasileiras.

Zerbone abordou os critérios estabelecidos na MP, de maneira que as empresas mais afetada tenham mais apoio; deu números sobre o comércio bilateral Brasil-EUA; e destacou a reforma estrutural no sistema de apoio ao crédito para exportações, também prevista na MP.

“Os dados mostram o tamanho do desafio que precisamos enfrentar. A Medida Provisória traz uma reforma estrutural do sistema, com foco em ampliar coberturas, dar agilidade e tornar o Brasil mais próximo dos padrões internacionais de financiamento ao comércio. Pela primeira vez, teremos um fundo privado de crédito à exportação, atuando em parceria com o fundo público, com aporte inicial de R$ 1,5 bilhão”, afirmou.

O secretário-executivo da Camex finalizou sua apresentação falando sobre os benefícios esperados: “Queremos chegar, em quatro anos, a 600 micro, pequenas e médias empresas atendidas por ano, com exportações da ordem de US$ 46 bilhões anuais – um salto muito expressivo frente ao que temos hoje”.

Também participaram da audiência o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Philip Fox; o coordenador de Análise de Mercado da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Ulisses Pimenta; a gerente na Unidade de Empréstimos e Financiamentos do Banco do Brasil (BB), Karina Lima Goretti; e o diretor de Negócios do Banco do Nordeste (BNB), Luiz Abel Amorim de Andrade.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços