Camex promove workshop para esclarecer pleitos e apresentar papel do Comitê de Alterações Tarifárias

27/07/2021
Reunião virtual será realizada nesta quarta-feira (28/7), com transmissão ao vivo pelo YouTube, na página do Ministério da Economia.

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) promove nesta quarta-feira (28/7), às 10h, o workshop Alterações Tarifárias: Peticionamento on-line de pleitos e o regimento interno do Comitê de Alterações Tarifárias (CAT). O objetivo é apresentar as melhorias institucionais desenvolvidas recentemente pela Secretaria-Executiva da Camex, ampliar o diálogo com o setor privado e com os demais públicos interessados e esclarecer eventuais dúvidas sobre a apresentação de pleitos de alteração tarifária e os procedimentos do CAT.

Desde o ano passado, a Camex tem investido em simplificar e racionalizar os procedimentos de alterações tarifárias, visando reduzir a burocracia, o tempo de análise e o custo do processo. "São passos importantes na ampliação do diálogo e concretização da nossa missão. Nesse sentido, a plataforma é uma ferramenta importante para facilitar o acesso das empresas aos mecanismos de alteração tarifária temporária", afirma a secretária-executiva do órgão, Ana Paula Repezza.

O encontro virtual, a ser realizado na página do Ministério da Economia no You Tube, será dividido em duas partes. No primeiro momento, o chefe de divisão da Coordenação-Geral de Reforma Tarifária, Anderson Mello, vai esclarecer ponto a ponto o processo de peticionamento on-line de pleitos e acompanhamento de resultados. A segunda etapa ficará a cargo do coordenador-geral de Reforma Tarifária, Denis Scaramussa Pereira, que vai detalhar o papel do CAT e os principais pontos do regimento interno do colegiado.

Após as apresentações, serão respondidas perguntas enviadas pelo público. O evento tem previsão de duração de duas horas.

Fonte: Ministério da Economia