ICMS/AC - Sefaz prorroga prazo de adesão ao Refis até 30 de junho

30/03/2021

O governo do Acre publicou no Diário Oficial de sexta-feira, 12, o decreto que prorroga a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2021, lançado em janeiro deste ano pelo governador Gladson Cameli.

A medida se deu para que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) possa contemplar o máximo possível de contribuintes, inclusive os atingidos pelas crises que o estado vem enfrentando, como enchente e o período de pandemia, além de permitir que o empresariado regularize débitos tributários. Ao todo, 735 contribuintes finalizaram seus processos de regularização tributária junto à secretaria até o momento.

Para o titular da Sefaz, Rômulo Grandidier, a medida de prorrogar o prazo do Refis é fundamental para garantir que o empresário posso se regularizar perante o Fisco, que durante o período de pandemia e a fase da Bandeira Vermelha, não foi possível que os contribuintes fossem até as agências fazer a negociação.

“Queremos que o Refis 2021 seja o melhor da história do Acre, com um resultado além do esperado, com valores renegociados de modo a serem devolvidos ao longo dos anos à população, em forma de políticas públicas de qualidade e obras essenciais para o estado”, afirma.

A prorrogação do programa fortalece ainda mais a economia local em um momento delicado, uma vez que dá totais condições para os empresários que não puderam aderir ainda. “A adesão permite que as empresas se regularizem perante o Fisco estadual e voltem a movimentar a economia”, afirma o diretor de Administração da Sefaz, Clóvis Monteiro.

O programa é destinado àqueles que possuem débitos vencidos até 31 de julho de 2020, ou cujos fatos geradores tenham ocorrido até 30 de junho de 2020, constituídos ou não em dívida ativa. O contribuinte que tiver interesse em participar do Refis deve entrar em contato com a PGE e a Sefaz pelos e-mails ou telefones abaixo até 30 de junho.

Fonte: Agência.ac.gov