IPVA/PR - Vencimento das parcelas do IPVA 2021 será retomado apenas no final de abril

30/03/2021

Os proprietários de veículos no Paraná ganharam uma folga para o pagamento do IPVA 2021. Além do parcelamento em 5 meses, em razão do acirramento da pandemia de Covid-19 no Paraná e a necessidade de suspensão do funcionamento dos serviços e atividades não essenciais, o Governo do Estado postergou o prazo de pagamento das parcelas vincendas

A medida foi anunciada no começo de março pelo governador Ratinho Junior e oficializada por meio da resolução nº 193/2021, assinada pelo secretário Renê Garcia Junior. O novo calendário adiou o vencimento da parcela do mês de março para abril, e assim sucessivamente até a 5ª e última parcela, em junho. Assim, o próximo vencimento começa no dia 22/04 e segue a ordem do final das placas até o dia 28/04 (confira tabela abaixo). 

Ou seja, enquanto na maioria dos estados prazo de pagamento total do IPVA já encerrou em março, no Paraná o contribuinte ganhou mais três meses. 

O objetivo do adiamento é oportunizar a manutenção das obrigações tributárias com o Estado, tendo em vista o acirramento da pandemia de Covid-19.  A proposta não acarreta renúncia de receita, mas apenas o deslocamento dos vencimentos parcelados do IPVA 2021. Os demais critérios previstos na legislação, como acréscimos financeiros e quantidade de parcelas permanecem os mesmos.

Confira o novo calendário do IPVA 2021: 

Tabela


 

Fonte: SEFAZ/PR