ICMS/SC - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica catarinense é apresentada nacionalmente

06/08/2020

Auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) participaram de reunião, na manhã de quarta-feira (5), com representantes da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC). O encontro, realizado por videoconferência, teve como pauta a apresentação do modelo da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).

“Desenvolvedores de softwares de todo o país estiveram presentes e, com isso, tivemos a oportunidade de mostrar a importância das ferramentas de controle elaboradas pela Fazenda e da implantação da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica para o comércio catarinense”, afirmou o auditor fiscal, Rogério de Mello Macedo da Silva.

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

A NFC-e, desenvolvida pela SEF, foi lançada na última terça-feira (4) pelo governador Carlos Moisés. Em um primeiro momento, 20 redes de lojas participarão do projeto experimental para a implementação da Nota. A principal vantagem do novo modelo é a emissão por meio de Programa Aplicativo Fiscal, de forma autônoma, sem dependência direta do Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Outro ponto positivo é que o uso da NFC-e simplificará o conjunto de obrigações acessórias relacionadas com a escrituração fiscal e contábil das empresas.

Fonte: SEFAZ SC