ICMS/GO - Economia implementa mudanças na emissão da GNRE

06/04/2020

A Secretaria da Economia, por intermédio da Gerência de Controle da Arrecadação – GEAR -informa aos contribuintes que a partir desta quinta feira, 2/4, o Estado de Goiás começou a operar com a versão 2.00 da GNRE (Guia Nacional de Arrecadação de Tributos Estaduais). A versão 1.00 também continuará disponível para emissão do documento até dia 30 deste mês quando será desativada.

Conforme esclarece a GEAR, apenas os contribuintes que emitem GNRE em lote que deverão se adequar à versão 2.00, devendo consultar a opção “Automação” no Portal da GNRE (www.gnre.pe.gov.br) onde estão disponíveis o “Manual de Integração com o Contribuinte – versão 2.00” e demais informações referentes à geração e processamento de XML em lote. Para os demais contribuintes não há adequações a serem feitas.

Observa-se ainda que versão 2.0 da GNRE trata-se de um conjunto de melhorias disponibilizadas pela equipe técnica de Pernambuco, gestora do portal nacional da GNRE. Dada a complexidade dessas melhorias, a sua implementação em Goiás foi dividida em duas etapas: a primeira etapa, referente à adequação do sistema de arrecadação à versão 2.00,  foi concluída em quatro meses pela equipe técnica da GEDES em parceria com a GEAR e a GEMOD. Já a segunda etapa se refere à emissão para múltiplas receitas e múltiplos documentos de origem e ainda está em fase de mapeamento pelas gerências responsáveis.

Aproveitando a oportunidade, também foram disponibilizadas para emissão as receitas 10012-9 e 10013-7, ambas referentes ao Adicional de ICMS de 2% destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (que no Estado de Goiás se chama PROTEGE)

Fonte: ECONOMIA GO