ICMS/PA - Sefaz amplia o atendimento não presencial

20/03/2020

A Secretaria da Fazenda do Pará, Sefa, está reforçando o atendimento não presencial para garantir que os contribuintes de impostos sejam atendidos normalmente, apesar das restrições de contato impostas pelos cuidados para evitar a disseminação do coronavírus. 

“Estamos organizando o trabalho de forma a estimular o uso do atendimento telefônico, por meio do call Center Sefa, do Portal de Serviços e dos telefones das unidades fazendárias, a fim de facilitar o acesso do contribuinte, e ao mesmo tempo, evitar que ele se desloque até a unidade fazendária, com isso dando maior conforto para todos”, explica o secretário da Fazenda, René Sousa Júnior. 

A orientação da Sefa para os servidores é manter o expediente nas unidades, priorizando o atendimento não presencial, para evitar contato interpessoal. Os servidores vão procurar resolver as pendências dos contribuintes pelo telefone. 

A Sefa possui um portal na internet com 69 serviços, sendo 26 de acesso público e 43 de acesso privado, mediante uso de senha ou certificado digital.

Lá o cidadão pode encontrar serviços públicos e gratuitos como a emissão de certidão tributária e a consulta da dívida ativa. Já alguns dos serviços de acesso privado, voltado aos contribuintes de impostos, são a emissão da Nota Fiscal Avulsa eletrônica, NFA-e; Autorização para liberação de mercadoria apreendida (almaweb) consulta de obrigações e consulta geral de cadastro. 

O call Center Sefa atende das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e a ligação é gratuita, inclusive de celulares.

A Secretaria também está desenvolvendo um chat para atendimento on line, com isso reforçando as opções de atendimento virtual. O chat permite uma conversação pela internet em tempo real.

Serviço:

Link para o Portal de Serviços Sefa

https://app.sefa.pa.gov.br/pservicos/

Call Center – 0800.725.5533, das 8 h às 20h, de segunda a sexta-feira

Fonte: SEFAZ PA