ICMS/RJ - Secretaria de Estado de Fazenda de Rio e Espírito Santo fiscalizam carga irregulares no transporte de cerveja

02/03/2020

As secretarias de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) e do Espírito Santo (Sefaz-ES) realizaram, na última sexta-feira (21/02), a Operação Sóbrios III, com a finalidade de combater a sonegação fisal no setor de bebidas. A equipe da Auditoria Fiscal de Trânsito de Mercadorias e Barreiras Fiscais (AFE-14), com a colaboração do Fisco capixaba, apreendeu cerca de 30 mil garrafas de cerveja.

As mercadorias saíram de São Paulo e tinham como destino o Espírito Santo quando foram apreendidas no Posto FIscal de Nhangapi, em Itatiaia. A operação teve o apoio da Gerência Fiscal do Espírito Santo, por meio da Subgerência de Fiscalização (Sufis) Sul. Após uma análise das mercadorias, foi constatado que o estabelecimento que reeberia a carga não existe. No local foi encontrado apenas um comércio de reciclagem de pneus usados.

"Estamos monitorando as operações com valores relevantes envolvendo microempreendedores individuais. Em casos de suspeita de fraude, contatamos outros Fiscos, como prevê a Constituição Federal. Essa parceria com o Espírito Santo tem contribuiído bastante para coibir esse tipo de irregularidade", afirmou o superintende de Fiscalização da Sefaz-RJ, Rodrigo Aguieiras.

A Operação Sóbrios III é a 14ª realizada este ano pela Receita Estadual para combater irregularidades tributárias e promover a educação fiscal.

Fonte: SEFAZ RJ