ICMS/RJ - Secretarias de Fazenda e de Governo e Ipem realizam operação conjunta

24/01/2020

As secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz) e de Governo (Segov) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem) realizaram, nesta quinta-feira (23/01), a Operação Barreira Fiscal Volante em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. O objetivo foi impedir a circulação de veículos com cargas sem a devida documentação fiscal.

Os Auditores Fiscais da Receita Estadual verificaram, entre outros itens, a presença e a idoneidade dos documentos fiscais e, nos casos suspeitos, a análise da carga. A Segov, por sua vez, fez as abordagens policiais, de acordo com a necessidade.

“Quando uma carga é transportada sem a documentação fiscal, o estado não consegue receber os impostos a que tem direito. É preciso coibir essa prática que, além de trazer prejuízo aos cofres públicos, gera uma deslealdade na concorrência entre as empresas”, disse Rodrigo Aguieiras, superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ.

A Operação Barreira Fiscal Volante é a quinta realizada em 2020 pela Sefaz-RJ para combater a sonegação e promover a educação fiscal.

Fonte: SEFAZ RJ