ICMS/RJ - Secretaria da Fazenda apreende carga irregular de cerveja

23/01/2020

A Auditoria Fiscal Especializada (AFE) 14 (Barreiras Fiscais) da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) apreendeu, na última segunda-feira (20/01), mais de 360 mil latas de cerveja. Os Auditores Fiscais da Receita Estadual identificaram irregularidades fiscais na carga transportada em seis veículos que passaram pelos postos fiscais de Morro do Coco, em Campos dos Goytacazes, e Nhangapi, em Itatiaia. A ação, batizada de Operação Sóbrios II, foi realizada em colaboração com a Polícia Rodoviária Federal e com a Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo.

Na operação, foram emitidos mais de R$ 430 mil em autos de infração. Os Auditores Fiscais da equipe volante da AFE 14 também identificaram uma empresa que simulava suas atividades no Estado de São Paulo, emitindo notas fiscais irregulares com a finalidade de gerar créditos de ICMS para outros contribuintes. Empresas que praticam esse tipo de irregularidade podem ter as suas inscrições estaduais cassadas.

"O contorle das cargas que entram e saem pelas divisas do Estado do Rio é um instrumento de grande importância no combate à sonegação fiscal", ressaltou o superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Rodrigo Aguieiras.

A Operação Sóbrios II é a quarta realizada este ano pela Receita Estadual para combater as irregularidades tributárias e promover a educação fiscal.

Fonte: SEFAZ RJ