ICMS/RJ - Secretaria de Fazenda e PRF apreendem três caminhões durante operação em estradas

21/11/2019

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram, nesta segunda-feira (18/11), a Operação Sóbrios, que apreendeu três caminhões de bebidas que trafegavam com documentos fiscais fraudados em Xerém (Baixada Fluminense), Campos (Norte do estado) e Três Rios (Sul Fluminense). A ação foi feita com base em informações do Centro de Monitoramento e Análise de Dados da Auditoria Fiscal de Trânsito de Mercadorias e Barreiras Fiscais da Sefaz-RJ.

As cargas encontradas nos caminhões também foram apreendidas: 142.560 latas de 473ml de cerveja e 39.432 garrafas de 470ml de aguardente. Ao todo foram emitidos mais de R$ 580 mil em autos de infração.

“O Fisco Fluminense vem identificando um aumento nas fraudes fiscais no setor de bebidas por meio do uso de rotas alternativas aos Postos de Controle Fiscal. Nossa ideia é intensificar ações conjuntas nas fronteiras do Estado”, afirmou o Superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Rodrigo Aguieiras.

O superintendente também destacou a atuação da PRF, responsável pela grande quantidade de apreensões de cargas nas rodovias federais do Rio de Janeiro. Segundo ele, esse trabalho vem contribuindo para o combate à sonegação fiscal e o aumento da arrecadação de ICMS.

A Operação Sóbrios é a 48ª realizada este ano pela Fazenda Estadual para combater a sonegação de impostos e promover a educação fiscal entre os contribuintes.

Fonte: SEFAZ RJ