Ifac lança série “Future-Fit” sobre mudança no papel dos contadores nos negócios

09/09/2019

A Federação Internacional dos Contadores (Ifac, na sigla em inglês) lançou, nesta quarta-feira (4), a série de publicações “Future-Fit”, que aborda a evolução do papel dos profissionais da contabilidade nos negócios. De acordo com a entidade, no atual ambiente, incerto e em constantes mudanças, os diretores (Chief Financial Officers – CFOs) e as demais funções financeiras devem evoluir para ficar no centro da tomada de decisões em suas organizações.

A série, disponível para acesso em inglês, conta com as seguintes edições:

·       Uma visão para o CFO e função financeira;

·       Funções contábeis ajustadas para o futuro para a próxima década; e

·       Uma ferramenta de avaliação para ajudar a orientar as organizações na transformação da função financeira.

Segundo a Federação Internacional de Contadores, para as empresas, com clientes mais exigentes e expectativas da sociedade, alcançar a criação de valor e o sucesso de longo prazo nunca foi tão desafiador. Por isso, as funções de CFO e de finanças precisam fornecer informações e análises que apoiem decisões sobre todos os aspectos do modelo de negócios de uma organização. Como parceiros de negócios, eles precisam comunicar como o valor é criado hoje e como será no futuro e se a lucratividade é sustentável.

"As funções financeiras não podem sobreviver como apenas de suporte ou de retaguarda e deve fazer mais do que responder pelo balanço", disse Kevin Dancey, CEO da IFAC. "À medida que os modelos de negócios evoluem e a incerteza aumenta, os CFOs e suas equipes de finanças ficam exclusivamente situados para fornecer as informações que possibilitam a tomada de decisões para a criação de valor em longo prazo".

Fonte: Comunicação CFC