ICMS,IPVA e ITCD Goiás - Contribuinte receberá parcelamento no e-mail

23/04/2019

15 de abril de 2019

Com foco na recuperação de crédito, a Secretaria da Economia passou a encaminhar para o e-mail do contribuinte o boleto de parcelamento do débito de ICMS, IPVA e ITCD, tecnicamente chamado de Documento de Arrecadação Estadual (Dare 5.1). Em maio, todos os contribuintes que tenham a partir de uma parcela em atraso, com email regular no cadastro, devem receber o Dare também por essa nova forma, além das outras já existentes.

A expectativa é que até o final do ano cerca de 12 mil contribuintes (com atraso ou não) recebam a parcela da negociação pelo correio eletrônico. “Nosso objetivo é reduzir a inadimplência, além de dar mais conforto e praticidade ao contribuinte”, explicou o coordenador da Cobrança Administrativa da Economia, Humberto Pinheiro de Oliveira.

O coordenador revela que a fase de teste foi bastante promissora. “Alcançamos 23% de efetividade no pagamento de débitos em atrasos entre os que receberam o email”. O teste foi realizado com 243 contribuintes, com envio de 306 boletos de parcelamentos que somaram R$ 224,3 mil.

Atualmente a notificação da parcela que está para vencer já é feita para quem aderiu ao Domicilio Eletrônico Tributário (DTE), que não alcança a todos os devedores. Além disso, a secretaria também envia os boletos via carta simples, pelos Correios, e também ligação da telecobrança. “Com a vida corrida da maioria das pessoas, o e-mail é mais uma forma de evitarmos que os recursos deixem de chegar aos cofres públicos por causa de esquecimento”, ressaltou.

Veracidade do e-mail: Para checar a autenticidade do do Dare 5.1 enviado pelo e-mail, basta acessar www.sefaz.go.gov.br –> Serviços mais procurados –> Pagamentos de Tributos –> consulta de documento de arrecadação –> consulta de documentos e pagamentos realizados, aí é só inserir o número do DARE que começa com “122”.

Atualização cadastral: O contribuinte que pretende ter o conforto de receber o Dare via email, mas não tem o endereço eletrônico cadastrado, basta ligar no 3269 2670, ele vai conversar com um dos profissionais da central de telecobrança da Secretaria da Economia. Além disso, ele também poderá tirar dúvidas sobre a veracidade da correspondência.

Comunicação Setorial – Economia/GO

Fonte: Sefaz Goiás