ICMS RJ - Operação Barreira Fiscal e Receita Federal apreendem 2 toneladas de produtos sem nota fiscal

19/07/2018

Agentes da Subsecretaria da Receita Estadual, da Operação Barreira Fiscal, e da Secretaria de Governo, em ação conjunta com a Receita Federal, apreenderam, na noite da última quinta-feira (8/3), duas toneladas de mercadorias sem documentação fiscal, no Posto de Nhangapi, em Itatiaia. 

Os produtos estavam em uma van, que vinha de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro, e foi abordada ao passar pelo Scanner da Receita Federal. Foi verificada então a existência de peças de vestuário sem nota fiscal. O dono da mercadoria foi identificado e autuado pelos auditores fiscais da Secretaria de Fazenda.

A Operação Barreira Fiscal foi lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de apoiar a Secretaria de Estado de Fazenda na fiscalização do trânsito de mercadorias no estado e coibir a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de atuar na apreensão de drogas, armas e produtos pirateados e combater crimes ambientais. A OBF conta com cinco postos fixos de fiscalização: Nhangapi (Via Dutra, em Itatiaia), Levy Gasparian (BR 040), Mato Verde (BR-101 Norte), Angra dos Reis (BR-101 Sul) e Timbó (RJ-186, no Trevo de Itaperuna). Além disso, uma unidade volante da operação percorre as principais rodovias do estado.

Fonte: SEFAZ RJ