CANPAT 2018 - Pernambuco inicia Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

06/04/2018

De abril a novembro, a Superintendência Regional do Trabalho vai intensificar operações de fiscalização nos setores mais atingidos pelo problema

A Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco (SRT-PE) iniciou as atividades da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat/2018), lançada nacionalmente na última quarta (4).

“Acidentes e doenças entre os trabalhadores são as grandes causas dos afastamentos de milhares de pessoas do seu local de trabalho. As estatísticas mostram um triste cenário para a sociedade brasileira, onde cidadãos são impossibilitados, temporária ou definitivamente, de continuar desempenhando suas atividades profissionais. Precisamos intensificar as ações preventivas do Ministério do Trabalho para pelo menos minimizar o problema”, disse o superintendente regional em Pernambuco, Geovane Freitas.

Abril é dedicado à saúde e segurança do trabalhador devido aos dias 7 (Dia Mundial da Saúde) e 28 (Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho). Durante todo o mês, a SRT-PE vai intensificar as ações de fiscalização nos setores que registram um maior número de acidentes de trabalho, como lugares que oferecem teleatendimento, postos de combustíveis e supermercados.

Segundo o superintendente, também haverá um combate ostensivo ao risco de quedas, especialmente no setor da construção civil e na área rural do estado. Essas ações devem ser estendidas até novembro.

E no dia 27 de abril, a SRT-PE vai realizar um seminário para debater o tema. O evento acontecerá das 9h às 13h no auditório da Superintendência e pretende reunir entidades sindicais, empresas e sociedade civil com o objetivo de desenvolver ações integradas e dar visibilidade ao problema que atinge boa parte da classe trabalhadora.

Exposição - Na terça (3), a SRT-PE participou do lançamento da exposição “A Linha do Tempo do Combate ao Trabalho Infantil”, evento organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. Na ocasião, apresentou dados dos acidentes de trabalho no estado e chamou os setores para desenvolver a cultura da prevenção voltada para melhores e mais seguras condições de trabalho em Pernambuco.

Dicionário - Na quarta (4), a SRT-PE também marcou presença no evento de lançamento do Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador, elaborado por mais de 500 especialistas de diferentes áreas de nacionalidades. Segundo a analista de Políticas Sociais da SRT-PE Patrícia dos Anjos, que participou do evento, a publicação é mais um instrumento facilitador para desenvolver ações de promoção da saúde e segurança do trabalhador.

Fonte: Ministério do Trabalho