MG - Auditora-fiscal do Trabalho faz palestra em evento da Semana de Conscientização sobre o Autismo

02/04/2018

Patrícia Siqueira apresentará as políticas de ações afirmativas desenvolvidas pela SRT-MG direcionadas às pessoas com deficiência

A auditora-fiscal do Trabalho e coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência (PcDs) da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais (SRT-MG), Patrícia Siqueira, fará uma palestra na abertura de um dos simpósios que integram a programação de atividades da Semana de Conscientização sobre o Autismo. Na palestra, que será realizada no dia 6 de abril, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, Patrícia abordará aspectos de vida e trabalho dos PcDs, a fiscalização e as políticas de ações afirmativas desenvolvidas pela SRT-MG direcionadas às PcDs, entre as quais estão os projetos de Aprendizagem Profissional para pessoas com Sofrimento mental e o Balcão de Oportunidades de Emprego.

As atividades da Semana de Conscientização do Autismo terão início nesta segunda-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O tema deste ano é “Autismo: Quem faz o Que em BH”. Fazem parte da programação audiências públicas e simpósios temáticos, na ALMG, e atividades no Centro de Referência da Juventude, também em Belo Horizonte.

De acordo com Patricia Siqueira, desde 2012, com a Lei nº 12.764, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (TEA), está garantida a essas pessoas a entrada no mercado de trabalho através do sistema de cotas para PcDs. “Às pessoas com TEA estão garantidos todos os direitos relativos às PcDs, em todas as áreas, inclusive a reserva de vagas em empresas com 100 ou mais empregados. Entretanto, ainda hoje há muito desconhecimento sobre a capacidade laborativa dessas pessoas”, afirma Patrícia.

O propósito do evento, uma iniciativa de 32 entidades de apoio a pessoas com TEA em parceria com a SRT-MG e outros órgãos do poder público, como a Prefeitura de Belo Horizonte e a ALMG, visa à conscientização e informação da sociedade sobre diversos temas, principalmente no que se refere ao combate à discriminação e ao preconceito para a garantia da igualdade de oportunidades.

Para incentivar ações de inclusão laboral, a Seção de Fiscalização da SRT-MG convidou cerca de 2 mil empresas enquadradas na Lei das Cotas para participar das discussões do simpósio. “É uma oportunidade para que os empresários conheçam melhor as experiências bem-sucedidas na contratação de pessoas com TEA e na adaptação de espaços para receber pessoas com diferentes deficiências”, ressalta a auditora-fiscal.

Dia Mundial – O dia 2 de abril foi instituído em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social. No Brasil, estima-se um total de cerca 2 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo.

Confira a programação completa

Fórum intersetorial
2/4 - das 4h às 17h - Clique aqui para se inscrever.
Sede da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro)

Audiências públicas temáticas
3/4 - das 16h às 18h
4/4 - das 14h às 18h
Assembleia Legislativa de Minas Gerais (rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho)

Simpósio temático – oficinas técnicas e mostras culturais
5/4 - das 8h às 18h
6/4 - das 9h às 18h
Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Programação do Centro de Referência da Juventude – CRJ (rua Guaicurus, 50, Centro, Praça da Estação)
6/4

• Lançamento do livro “O fantástico mundo de Júlia e Sofia: da superação à inclusão”, de Rodrigo Pazzinatto

• 11h - Biblioteca Infantil e Aulão de capoeira

• Das 14h às 15h – Arena

Profissionais: Mestre Agostinho, do Grupo GingaBH, e Jorge Luíz Freitas, instrutor na Escola Dia Dia - Educação Especializada

• 14h às 15h - Roda musical - Sala do segundo andar

Profissionais: Meiry Geraldo, musicista e musicoterapeuta com especialização em Psicodrama Aplicado e que atua no atendimento clínico a crianças no espectro autista; fundadora da Galeria AUT, espaço virtual de compartilhamento da arte das pessoas com autismo e de informação; ministra workshops na área da educação/saúde. Mãe de uma criança com autismo. Simone Presotti Tibúrcio, musicista, psicóloga e especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem e Musicoterapia Neurológica; atua no campo da Psicologia Clínica com crianças e adolescentes e em orientação familiar.

• 15h às 16h – Oficina de práticas corporais - Arena

Profissionais: Ana Paula Machado, licenciada e bacharel em Educação Física e especialista em Educação Especial, Inclusão Escolar e Psicopedagogia para pessoas com TEA. Josimara Rodrigues, licenciada em Educação Física e pós-graduanda em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para PcDs. Rafael Boldrini, licenciado e bacharel em Educação Física e especialista em Natação para PcDs, Inclusão e Acessibilidade Curricular.

• 16h45 às 17h - Apresentação: “Em toda parte, expressão!” - Arena

As inscrições para os interessados em participar do simpósio podem ser feitas aqui. As vagas são limitadas.

Fonte: Ministério do Trabalho