Acordos de cooperação vão qualificar trabalhadores de 30 cooperativas em Pernambuco

06/03/2018

Serão beneficiadas cerca de 500 famílias de Ipojuca, Palmares e Itaíba

A Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco (SRT-PE) formalizou nesta segunda-feira (5) acordos de cooperação técnica para atender 30 cooperativas e associações de três municípios pernambucanos, 10 em cada cidade. Serão beneficiadas cerca de 500 famílias de trabalhadores da economia solidária de Ipojuca, Palmares e Itaíba.

A finalidade dos acordos é ajudar os associados a melhorar seus processos de trabalho, para aumentar a produtividade e a renda dos trabalhadores. Entre as atividades que serão realizadas estão cursos de qualificação profissional e de formação em associativismo e cooperativismo. O enfoque será nos segmentos menos estruturados nessas regiões, como agricultura familiar, artesanato, turismo, resíduos sólidos e processamento e beneficiamento de frutas e hortaliças.

Superintendente regional do Trabalho, Geovane Freitas está otimista com os acordos. “A função do Ministério do Trabalho vai além de retirada de documentos e da fiscalização, busca também o desenvolvimento da economia e a geração de trabalho e renda”, lembra.

A iniciativa é pioneira no estado e deve servir de modelo para novos acordos que serão assinados futuramente. “A ideia é levar o projeto para todo o estado por meio dos acordos de cooperação e, assim, criar uma grande rede estadual de fomento e desenvolvimento dos empreendimentos de economia solidária”, projeta o chefe da Seção de Economia Solidária do Ministério do Trabalho em Pernambuco, Vinícius Lobo.

Estavam presentes no ato de assinatura dos acordos de cooperação o secretário de governo de Ipojuca Romero Sales, acompanhado do secretário de articulações políticas Thiago Santos, e do assessor Helton Carlos. Também participaram o prefeito de Palmares, Altair Bezerra da Silva, o vice-prefeito, Agenaldo Lessa Leão, o secretário de Agricultura, Francisco de Assis Alves, e o assessor Bruno César da Silva. A prefeita de Itaíba, Maria Regina da Cunha, também esteve na cerimônia acompanhada do secretário de Finança, Wherbson de Lima Alves. Estiveram na solenidade, ainda, Leilah Araújo, da Rede Solar e do CadSol/PE, representando o Fórum Metropolitano de Economia Solidária, o professor da UFPE Claudemir Leite e a analista de políticas sociais da SRT-PE Patrícia dos Anjos.

Fonte: Ministério do Trabalho