Fundacentro prepara eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher

06/03/2018

Atividades ocorrem em cinco cidades de quatro estados entre os dias 7 e 9 de março

A Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro) está promovendo uma série de cinco eventos relativos ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. As atividades serão realizadas entre os dias 7 e 9 de março em Campinas e Santos (SP), Curitiba (PR), Recife (PE) e Belém (PA). Confira abaixo como serão as ações em cada uma dessas cidades.

Campinas - O Dia Internacional da Mulher será celebrado pela Fundacentro de Campinas no dia 8 de março com um debate sobre temas que envolvem a mulher e o mundo do trabalho. Haverá palestras sobre a saúde da trabalhadora frente às mudanças na legislação trabalhista e sobre assédio sexual no trabalho.

Com o tema “A mulher e o trabalho: problemas recentes e recorrentes”, o evento conta com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. A médica sanitarista do Cerest Campinas, Mírian Silvestre, fará a palestra “Saúde da Trabalhadora - situação atual e perspectivas em face das reformas previdenciária e trabalhista".

O assédio sexual no trabalho será abordado pela tecnologista da Fundacentro e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Juliana Oliveira. O debate sobre o tema será coordenado pela pesquisadora da Fundacentro e doutora em Políticas de Prevenção em Saúde no Trabalho pela University of Massachusetts-Lowell, Thais Barreira.

O evento ocorre das 14h às 16h30, no Instituto Agronômico (IAC), localizado na Avenida Barão de Itapura, 1481, em Botafogo. A coordenação técnica é da engenheira de segurança do trabalho, Thais Santiago, e da psicóloga Leonor de Campos, ambas da Fundacentro de Campinas. Para participar, clique aqui.

Santos - A Baixada Santista vai contar com uma palestra com o tema “Dia Internacional da Mulher: o peso do trabalho ‘leve’ na saúde das mulheres de Santos”, que será realizada no dia 9 de março, das 15h30 às 17h30. Com apoio do Sindicato dos Bancários de Santos, a discussão ocorrerá no auditório do sindicato, localizado na Avenida Washington Luiz, nº 140, bairro Encruzilhada, em Santos.

A especialista Fabíola Lourenço Otero fará a palestra. Logo após, será aberto espaço para debates e considerações finais. A coordenação técnica do evento ficará a cargo do chefe da regional Flávio Santos, do engenheiro Josué Amador Silva e da analista Tarsila Baptista Ponce.

Para fins de doação, a Fundacentro da Baixada Santista solicita que os participantes levem no dia do evento duas latas ou dois pacotes de leite em pó.

Informações podem ser obtidas pelo telefone: (13) 3224-5156 ou por e-mail: erbs@fundacentro.gov.br. A inscrição pode ser feita aqui.

Curitiba - No Paraná, a Fundacentro-PR, em parceria com o Ministério Público do Trabalho- MPT e o Subsistema Integrado da Saúde do Servidor (SIASS), promove um seminário em comemoração ao Dia da Mulher. Na programação do evento, que ocorre na quinta (8), constam as palestras: “A Mulher e a Síndrome de Burnout - a doença do esgotamento profissional” e “Cuidados específicos durante o processo do envelhecimento da mulher”, apresentadas pela enfermeira e mestre em Tecnologias da Saúde com ênfase em Bioengenharia Vania Carla Camargo e pela médica especialista em Saúde Pública, Sandra Maria Lunedo.

O evento é coordenado por Maria Madalena Pacífico e Maria do Monte Corrêa, ambas da Fundacentro, e Lucia Harumi Minami, enfermeira do SIASS Curitiba. O seminário será realizado no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), situado na Avenida Vicente Machado, 84, Centro, das 13h30 às 15h45. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Mais informações pelos telefones (41) 3313-5200 e 3313-5218.

Recife - Em Recife, quem vai ministrar a palestra é a integrante do Movimento Luta Mulher e do Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconomicos (Laese), Valéria Félix, abordando o tema “Violência contra a mulher: reflexões e enfrentamento”. O evento será no dia 7 de março, às 10h, na sede da Fundacentro em Pernambuco, situada à rua Djalma Farias, 126, Torreão, Recife/PE. Não há necessidade de fazer inscrição.

Belém - Em Belém do Pará, haverá um seminário alusivo ao Dia Internacional da Mulher com apresentações sobre mercado de trabalho, panorama dos acidentes de trabalho, política de atendimento humanizado às pessoas que sofreram acidentes com escalpelamento, trabalhos acadêmicos sobre o trabalho da mulher e as principais demandas para as organizações representativas de trabalhadoras e de trabalhadores.

O evento ocorrerá nos dias 7 e 8, das 13h às 17h, no auditório da Fundacentro, situado à rua Bernal do Couto, 781, entre as avenidas Generalíssimo Deodoro e D. Romualdo de Seixas, bairro Umarizal. Para fazer a inscrição, é necessário enviar nome completo, profissão e contatos para eventos.cepa@fundacentro.gov.br. O seminário conta com a organização técnica de Doracy Moraes e Laura Nogueira. Informações pelo telefone (91) 3222-1973.

Fonte: Ministério do Trabalho