PI: Referência nacional, Jucepi recebe juntas comerciais de todo o país nos dias 29 e 30

19/01/2018

Encontro será realizado em Teresina e contará com a presença de presidentes de instituições de diversos estados.

Nos dias 29 e 30 de janeiro, representantes de juntas comerciais de mais de 20 estados se reúnem em Teresina para debates sobre a importância do sistema de registro mercantil. Nos últimos anos, o Piauí obteve um grande destaque nacional com a modernização e consequente evolução da sua Junta Comercial (Jucepi). Em 2015, a junta do Piauí nem sequer aparecia no ranking nacional e hoje faz parte do grupo A de juntas comerciais, estando entre as melhores do país.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, acredita que a informatização foi uma estratégia decisiva para a evolução da junta local. “Investimos em tecnologia, buscamos os melhores sistemas para que trabalhássemos aqui, sempre fazendo visitas técnicas visitando outros estados de referência e investimos também em mão de obra qualificada”, revelou.

Com 125 anos de existência, a Junta Comercial piauiense deixou de ser meramente um órgão cartorial. Hoje, a Junta conta com um portal que guarda informações das empresas e as compartilha com os órgãos públicos relacionados, como a Receita Federal, a Secretaria de Fazenda, a Vigilância Sanitária, os órgãos de licença ambiental. “Tudo informatizado com certificação digital, evitando que o empresário saia de porta em porta”, destacou Alzenir.

No portal da Junta Comercial, é possível realizar a abertura de empresas, emitir certidões, buscar e consultar documentos, ter acesso a orientações de registro, dentre outros. Integradas por meio da Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju), as instituições buscam valorizar e  melhorar o ambiente de negócios no país, combatendo a morosidade burocrática.

“Buscamos dar ao empresariado aquilo que ele realmente necessita para funcionar. Temos empreendedores que são verdadeiros heróis no nosso país, que seguram fortemente a economia do país, o mínimo que nós podemos fazer enquanto poder público estadual ou federal é viabilizar o trabalho desses nossos empresários dando a ele a documentação em tempo hábil, apresentando soluções dentro do registro mercantil”, concluiu a presidente da Jucepi.

Evento
O encontro de presidentes de Juntas Comerciais será realizado no Sesc da Avenida Campos Sales, centro de Teresina. No dia 29, a programação inicia às 14h30 e no dia 30 se estende durante todo o dia, iniciando às 8h.

Fonte: PI.GOV.br