RS: Municípios estão integrados à RedeSim

14/12/2017

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) chegou a Dois Irmãos, totalizando 94 municípios a contar com a plataforma no Rio Grande do Sul. Com a implantação da nova ferramenta, os gestores municipais visam a desburocratizar, a partir de agora, a abertura de empresas na cidade. Para que o processo fosse concluído, uma equipe de servidores do município foi capacitada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), parceiro da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis-RS) junto com as prefeituras no projeto RedeSim.

No dia 3 de dezembro, foram comemorados os 10 anos da criação da Lei nº 11.598/07, que instituiu a rede no País. O presidente da Jucis-RS, Paulo Roberto Kopschina, fez uma retrospectiva da implantação da rede nos 94 municípios gaúchos, destacando as vantagens que o sistema proporciona aos usuários e clientes dos órgãos de registro. Ele também enfatizou a importância da administração municipal e de todos os envolvidos no processo para a consolidação da ferramenta. Até o fim deste ano, a meta é abranger mais oito municípios, totalizando 102.

O vice-prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, destacou que o propósito da administração municipal é facilitar a vida do empreendedor do município, possibilitando a geração de mais empregos e renda, “movimentando a economia”. Agilidade e redução da burocracia foram apontadas por ele como as principais vantagens da RedeSim.

A cerimônia teve a participação dos secretários municipais de Dois Irmãos João Luiz Weber, da Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo; e Nei Fernando Ferraz, do Planejamento e Habitação; do chefe do Departamento de Indústria e Comércio, Carlos Kasper; do gerente regional do Sebrae, Marco Antonio Copetti; além do responsável pela Sala do Empreendedor no município, Ariel Scheidt; entre outras autoridades e convidados.

Fonte: Jornal do Comércio