Sescon-SP lança International Desk

04/10/2017

Fenacon assina parceria com o projeto

O SESCON-SP acaba de dar início a um grande projeto que visa promover a facilitação de investimentos no Brasil com a aproximação do setor contábil nacional e empresas estrangeiras.

Idealizado pelos departamentos de Relações Internacionais e Comércio Exterior - DEREX e da Micro, Pequena e Média Indústria – DEMPI da FIESP e abraçado e viabilizado pelo SESCON-SP, o International Desk foi lançado oficialmente com a assinatura de um acordo e carta de intenções entre o Sindicato e  duas entidades similares italianas, o Consiglio Nazionale dei Dottori Commercialisti e degli Esperti Contabili e o Ordine dei Dottori Commercialisti e Esperti Contabili di Roma.

A parceria entre as entidades visa promover a intermediação entre empresas estrangeiras e o setor contábil brasileiro, que conhece todos os trâmites necessários para a abertura e o andamento dos negócios, visando garantir investimentos no País com segurança e sem riscos.

A solenidade de assinatura aconteceu na tarde desta segunda-feira, 2, na sede do SESCON-SP, com a presença de autoridades, políticos, lideranças contábeis, representantes de entidades contábeis de São Paulo e de todo o País, diretores e conselheiros do Sindicato e da AESCON-SP, bem como de empresas contábeis que participam desta primeira etapa do projeto.

“O que as empresas querem, sejam elas de qualquer lugar do mundo, é segurança para investir em outros países, crescer e progredir. O International Desk chega para fazer a intermediação entre elas e as organizações contábeis, que são as protagonistas nesse processo de assessoria e orientação. Estamos muito satisfeitos com este projeto, pois ele possibilitará ajudar a nossa base de representação, as empresas, além de promover a geração de resultados positivos para o nosso País”, disse o presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP, Márcio Massao Shimomoto.

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, Itamar Borges, falou da satisfação em participar do momento de criação do International Desk. “As empresas contábeis são as verdadeiras direcionadoras de novos negócios, por isso, essa parceria certamente trará um resultado muito positivo para os dois países”, disse o parlamentar.

O presidente do Consiglio Nazionale dei Dottori Commercialisti e degli Esperti Contabili, Massimo Miani, falou da relevância do acordo para ambos. “Acolhi com muito entusiasmo este projeto porque acredito que este seja um notável trabalho em favor do desenvolvimento das empresas, especialmente das pequenas, que precisam de orientação para investir em outro país”, ressaltou ele, ao acrescentar que a iniciativa deve reforçar as relações entre Brasil e Itália.

Já o Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, Michele Pala, falou da sua satisfação em constatar que o International Desk inicia suas atividades com os italianos e de presenciar esse apoio mútuo dos dois países em auxiliar as empresas a conhecerem seus sistemas de tributação e fiscalização. “Afirmo aqui o apoio das instituições italianas sediadas no Brasil ao projeto e destaco que a hora de investir é agora”, disse ele, ao ressaltar que hoje existem cerca de mil organizações italianas no País, a maioria no Estado de São Paulo, mas a expectativa é que agora esse número aumente.

O International Desk inicia no Estado de São Paulo, entretanto, em vista o seu potencial de capilaridade em todo o Brasil, durante a solenidade, o SESCON-SP assinou também uma parceria com a FENACON para viabilizar a participação do Sistema Sescons/Sescaps, que poderá fazer a intermediação entre o setor contábil e empresas italianas que desejam se instalar em outro estado. Para o presidente da Federação, Mario Elmir Berti, este é um projeto e uma parceria muito feliz. “Estamos, hoje, unindo sonho e realidade. O International Desk nos possibilitará ampliar os horizontes em todos os sentidos”, disse ele, ao ressaltar que todas as partes têm a ganhar com o sistema.

O presidente da Commissione Strumenti per lo Sviluppo Nazionale e Internazionale dele Imprese, Leonardo Maria Caputo, também fez parte da mesa solene do evento.

Neste primeiro momento, a ação será direcionada para empresas e investidores da Itália com interesses no Brasil e, em breve, os brasileiros também terão facilitadas as transações na Itália.

Após o intercâmbio Brasil-Itália, a intenção é expandir o serviço e as parcerias para outros países, como membros do Mercosul, Estados Unidos, França e Japão.

Comitiva Italiana no Brasil

Representantes do SESCON-SP, da AESCON-SP, da FIESP, do Sistema Sescon/Sescap e os membros da Comissão do International Desk, acompanharam os representantes da delegação italiana em uma visita às sedes da FIESP, dia 2, e do SESCON-SP da AESCON-SP, no dia 3.

Além de conhecer as instalações das entidades, os empresários compartilharam informações sobre semelhanças e diferenças sobre diversos assuntos, como as atividades e atribuições dos profissionais contábeis; dados tributários, trabalhistas, financeiros e outros; constituição empresarial; estrutura dos negócios; a economia de São Paulo e de Roma.


Participaram dos encontros os membros da Delegação Italiana, os presidentes do Consiglio Nazionale dei Dottori Commercialisti e degli Esperti Contabili, Massimo Miani, e da Commissione Strumenti per lo Sviluppo Nazionale e Internazionale dele Imprese, Leonardo Maria Caputo; e a conselheira da Ordine Commercialisti, Cinzia Perugini; e do Brasil, os presidentes do SESCON-SP e da AESCON-SP, Márcio Massao Shimomoto, da FENACON, Mário Elmir Berti, da FIESP, Paulo Skaf, e do SESCON-MG, Sauro Henrique de Almeida; o diretor titular do DEREX, Thomaz Zanotto; o diretor secretário da FIESP e coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva do Desporto, Mario Frugiuele; os vice-presidentes do SESCON-SP, Reynaldo Pereira Lima Jr, e da AESCON-SP, José Vanildo Veras da Silva; os diretores do SESCON-SP e da AESCON-SP Benedicto David Filho, coordenador da Comissão do Desk, Alexandre de Labetta, Demétrio Cokinos, Gabriel Jacintho, e o superintendente das Entidades, Marcelo Zetune; o conselheiro consultivo, presidente do Sindicato e da Associação na Gestão 2013-2015 e diretor Assessor da FENACON, Sérgio Approbato Machado Jr.; o gerente Jurídico-Institucional e de Compliance do SESCON-SP, Marcos Kazuo; e a representante de Relações Públicas Internacionais do SESCON-SP, Caroline Trimboli.

Fonte: LegisWeb