Duque de Caxias e Rio recebem Circuito Fluminense de Inclusão da Pessoa com Deficiência

22/09/2017

Ministério do Trabalho realiza ações em municípios cariocas até o dia 28 de setembro, para atender pessoas com deficiência e reabilitados pelo INSS

O “Circuito D” de inclusão da pessoa com deficiência (PcD) e reabilitados do INSS acontece nesta quinta (21), das 10h às 16h, na Quadra da GRES Acadêmicos do Grande Rio, em Duque de Caxias, e na sexta (22), na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. As ações serão realizadas pela Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (SRT-RJ) em diversos municípios cariocas até o dia 28 de setembro. Segundo o superintendente regional do Trabalho do Rio, Helton Yomura, o objetivo é ampliar o número de trabalhadores com deficiência ou reabilitados no mercado formal de trabalho.

“A principal estratégia da data é dedicar um dia inteiro de atendimento exclusivo para a inclusão desse público, reunindo em um mesmo espaço as empresas que vão disponibilizar vagas e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego”, explica o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

As ações têm parceria com vários órgãos. Toda estrutura de informática para atendimento à população, como internet, rede, computadores e impressoras, será disponibilizada pelo Sistema Firjan (SESI-RJ e SENAI-RJ).

O “Dia D” é uma data lembrada anualmente, há quatro anos, e foi integrado à Agenda do Trabalho Decente e ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.

Durante a ação, acontecerá uma feira de emprego, onde serão ministradas palestras sobre o tema do circuito. Na ocasião, o Ministério do Trabalho vai esclarecer dúvidas sobre a legislação e a fiscalização realizada pelo órgão. Especialistas da área de saúde e previdência também estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre o assunto.

Empresas que não estão cumprindo as cotas de contratação participarão das atividades. O Ministério do Trabalho constatou que essas empresas estão localizadas em Barra Mansa, Petrópolis, São Gonçalo e Duque de Caxias, cidades onde acontecem as ações.

Barra Mansa, Petrópolis e São Gonçalo já receberam os mutirões, nos dias 8 e 15 de agosto, e 13 de setembro, respectivamente. Dados recentes mostram que o estado conta com mais de 85 mil vagas para deficientes e reabilitados. Desse total, apenas 28,9 mil foram preenchidas – o equivalente a 34%. Isso quer dizer que mais da metade das oportunidades de emprego, 66% continuam abertas.

Documentos necessários – Para fazer a primeira via da carteira de trabalho é preciso apresentar carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, CPF e comprovante de residência. Já para a segunda via, é necessário apresentar todos os documentos listados e a carteira de trabalho anterior ou registro de ocorrência policial no Rio de Janeiro, informando a perda ou extravio do documento. O boletim de ocorrência pode ser feito pela internet.

Serviço:
CIRCUITO FLUMINENSE DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

21/09 - Duque de Caxias
Local: Quadra da GRES Acadêmicos do Grande Rio (Rua Almirante Barroso, 05, Centro, Duque de Caxias)
Horário: das 10h às 16h

22/09 - Catedral Metropolitana do RJ
Local: Av. Chile, 245 - Centro, Rio de Janeiro
Horário: das 10h às 16h

28/09 – Rio de Janeiro
Local: Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela (Rua Clara Nunes, 81, Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro/RJ)
Horário: das 10h às 16h

Fonte: Ministério do Trabalho