Código de Ética do Profissional do Contador passa por revisão

25/08/2017

A Comissão para revisão do Código de Ética Profissional do Contador (CEPC) está reunida na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), para atualizar o Código de Ética e ajustá-lo às novas demandas do mercado. Essa é a segunda reunião da Comissão este ano.

A Comissão trabalha na revisão da Resolução do CFC n.º 803/1996, que dispõe sobre o CEPC. De acordo com o vice-presidente de Ética, Fiscalização e Disciplina, Luiz Fernando Nóbrega, “a Contabilidade evoluiu muito nesses últimos anos, principalmente no que se refere a questões ligadas à tecnologia”.

Na reunião realizada durante todo o dia 22 (terça-feira), a Comissão atualizou e discutiu vários pontos do Código. “Com a revisão, o Código ficará mais moderno e passará a atender às demandas do mercado”, afirmou o vice-presidente Nóbrega, que coordena o grupo.

Após a revisão completa, o Código será levado à audiência pública e, de acordo com Nóbrega, a ideia é que a Resolução que institui o código se transforme em norma de contabilidade. “A revisão da legislação da profissão precisa ser feita constantemente, pois necessita de adequações às práticas adotadas pelos profissionais da contabilidade que atuam como fator de proteção da sociedade”, concluiu.

Além do vice-presidente, que coordena o grupo, a Comissão é composta pelos contadores Rui Cadete, Paulo Walter Schnorr, Mário Lúcio Gonçalves Moura e Roberto Schulze.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade - CFC