Sine Fácil supera 100 mil downloads e encaminha mais de 2,3 mil usuários a vagas de emprego

08/06/2017

Ministério esperava que marca fosse atingida somente após um mês do lançamento do aplicativo, que ocorreu há duas semanas
 
O Sine Fácil, aplicativo lançado pelo Ministério do Trabalho há duas semanas para facilitar o acesso a vagas de empregos do sistema Sine, já superou os 100 mil downloads até a última segunda (5) e gerou o encaminhamento de 2.368 pessoas a vagas de trabalho abertas por empresas. A estimativa do ministério era de que o número de 100 mil aplicativos baixados fosse atingido somente um mês após seu lançamento.
 
- Veja aqui o passo a passo para baixar o aplicativo
 
- Veja aqui as dúvidas mais frequentes sobre o aplicativo
 
“Estamos otimistas com esses números, pois temos mais de 13 milhões de trabalhadores procurando emprego no país e esse resultado mostra que as pessoas estão se interessando pelas vagas oferecidas pelo aplicativo”, disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. “O Sine Fácil amplia o acesso dos trabalhadores às oportunidades cadastradas e direciona o candidato para as vagas conforme o seu perfil”, disse.
 
Em apenas um dia da semana passada, o aplicativo encaminhou 523 trabalhadores a vagas de emprego. O estado de São Paulo é campeão no número de encaminhamentos (213), seguido de Paraná (128) e Ceará (73). O balanço dos números do aplicativo foram anunciados nesta quarta-feira.
 
Outro dado apresentado durante o balanço foi a quantidade de avaliações recebidas dos usuários. Oitocentos e catorze trabalhadores manifestaram sua opinião sobre o Sine Fácil, a maior parte positiva. “É um resultado muito bom, que mostra que o aplicativo está funcionando e que quem está usando a ferramenta são as pessoas que já utilizavam o serviço do Sine”, avalia o coordenador geral do Sistema Nacional de Emprego, Marcos Sussumo.
 
O Sine Fácil pode ser instalado em celulares e tablets (disponível para o sistema Android e futuramente para iOS), permitindo que as pessoas acessem vagas de emprego, busquem informações sobre Abono Salarial, acompanhem os pagamentos de parcelas do Seguro-Desemprego e visualizem os vínculos empregatícios.
 
Para utilizar o aplicativo pela primeira vez, o trabalhador precisa de um código de acesso (QR Code), que é fornecido em qualquer unidade do Sine, nas agências próprias do Ministério do Trabalho ou então pelo site Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) – caso o trabalhador tenha sido atendido no Sine em algum momento e já tenha cadastro na rede.
 
50 mil vagas diárias

Com o acesso liberado, o trabalhador pode consultar as cerca de 50 mil vagas diárias, de todo o país, que o Sine disponibiliza no aplicativo. A inserção das vagas pode ser acompanhada em tempo real. Com o uso do aplicativo pelos trabalhadores, as filas dos postos do Sine devem ser reduzidas, desafogando o atendimento, já que os cadastrados no sistema são alcançados via internet, com a possibilidade de acesso em qualquer hora e em qualquer lugar.
 
SINE FÁCIL
 
O que é?

O Sine Fácil é um aplicativo mobile, disponível para dispositivos Android e futuramente para sistemas iOS.
 
Vantagens

1- O trabalhador tem acesso às vagas de emprego de acordo com o seu perfil profissional, sem precisar ir até um posto de atendimento do Sine;
2- O trabalhador pode agendar entrevistas diretamente com o empregador;
3- É possível receber pelo aplicativo as notificações sobre Seguro-Desemprego e demais comunicados do Ministério do Trabalho;
4- Trabalhador tem acesso às informações do Abono Salarial;
5- Trabalhador também acesso ao histórico de vínculos empregatícios que podem auxiliar nas informações para o saque do FGTS.
 
PORTAL EMPREGA BRASIL

O Emprega Brasil é um portal com o conceito de autosserviços, que aproxima os cidadãos dos serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Endereço: https://empregabrasil.mte.gov.br/

Fonte: Ministério do Trabalho