Sexta-feira é Dia de Mobilização Nacional da Educação #ZikaZero

19/02/2016

O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) irá participar da quarta fase das ações do governo federal contra o mosquito Aedes aegypti, nesta sexta-feira (19). Desta vez, o foco da ação será nas escolas de todo o país.  O ministro Miguel Rossetto participa de uma vistoria na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Reus, em Porto Alegre (RS). Já o secretário da Previdência Social, Carlos Gabas, estará em Mogi das Cruzes, em São Paulo, onde irá falar com alunos da Escola Municipal  Luiz Beraldo de Miranda sobre a necessidade do envolvimento de todos para eliminação dos criadouros do mosquito, que é o transmissor de dengue, febre chikungunya e Zika vírus.

Durante o dia, outras autoridades federais visitarão escolas em diferentes cidades do país, acompanhados de secretários estaduais e municipais de educação, gestores escolares, reitores, professores e servidores técnico-administrativos de universidades federais e institutos federais de educação profissional e tecnológica, além de dirigentes de entidades educacionais públicas e privadas.

 O setor educacional tem o potencial de alcançar um público de 60 milhões de pessoas, considerando estudantes de todos os níveis de ensino; professores da educação básica e superior, além de servidores técnicos administrativos da educação superior. 

Estarão mobilizadas para a ação as 188.673 escolas de educação básica, as 63 universidades federais e os 40 institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica, além de diversas entidades do setor educacional. A expectativa é usar o alcance das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, em todos os níveis, da pré-escola à pós-graduação, para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença.

O Ministério da Saúde mobilizou as equipes do Programa Saúde na Escola para ampliar as ações de saúde aos estudantes da rede pública. O programa está presente em mais de 78 mil escolas em 4.787 municípios brasileiros. São, atualmente, 32 mil equipes da Atenção Básica envolvidas no programa, que começam a ser mobilizadas a partir desta sexta-feira (19).

Pós-mobilização – Considerando a necessidade de cuidado permanente com a erradicação dos criadouros do mosquito, o MEC promoverá iniciativas para que o tema continue em discussão no ambiente escolar. Uma das ações será a inclusão das atividades de combate e prevenção nos Termos de Compromisso dos municípios com o Programa Saúde na Escola (PSE), executado em parceria entre o MEC e o Ministério da Saúde e voltado aos estudantes da educação básica, gestores e profissionais de educação e saúde e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

SERVIÇO

Dia de Mobilização Nacional da Educação para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti

19 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: 11h30 - Visita do secretário da Previdência, Carlos Gabas, na Escola Municipal  Luiz Beraldo de Miranda

Local: Avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, nº 1.851, Parque Olímpico, Mogi das Cruzes (SP)

Data: 19 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: 14h - Visita do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, na Escola Municipal  Luiz Beraldo de Miranda

Local: Avenida Otto Niemeyer, nº 650, Tristeza – Porto Alegre (RS)

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego