MTPS integra campanha nacional contra zika vírus neste sábado

15/02/2016

O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) também vai participar do Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, neste sábado (13). O ministro Miguel Rossetto estará em Palmas (TO), o secretário especial da Previdência Social, Carlos Gabas, em Porto Velho (RO) e o secretário-executivo do Ministério, Claudio Puty, irá para Marabá, no Pará.

As atividades, que serão realizadas em todo o país, marcam o início da grande mobilização nacional para combater o mosquito responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya. Todos os órgãos do governo federal estarão envolvidos. Além da presidenta Dilma Rousseff, ministros e secretários-executivos, os presidentes de empresas, bancos públicos e autarquias participarão das atividades.

Cerca de 220 mil militares estarão em 356 municípios de todos estados para visitar três milhões de residências, levar informações e identificar situações de risco. A ação envolverá também 46 mil agentes de endemias e 266 mil agentes comunitários de saúde dos estados e municípios.

O Dia Nacional pretende mobilizar a população para a importância de erradicar os criadouros do mosquito Aedes. Entre os municípios selecionados, estão as 115 cidades prioritárias, que tiveram incidência de dengue acima de 100 casos para cada 100 mil habitantes, nos meses de novembro e dezembro de 2015.

Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, haverá uma nova ação de combate ao foco dos mosquitos com a participação de 50 mil militares que estão sendo treinados para atuar nas regiões a serem indicadas pelas prefeituras e pelo Ministério da Saúde.

Plano Nacional – A iniciativa faz parte dos esforços do governo federal previstos no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Ao todo, 19 ministérios e outros órgãos federais estão mobilizados para atuar conjuntamente neste enfrentamento, que contará também com a participação dos governos estaduais e municipais.

 

Serviço:

Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti em Palmas 

 

Ministro do Trabalho e Previdência Social - Miguel Rossetto 

Programação:

7h30 – Concentração com envolvidos na mobilização.
Local: Espaço Cultural de Palmas (Avenida Teotônio Segurado, Quadra 302 Sul)

9h – Visita à Sala Estadual de Comando, Controle e Combate ao Aedes egypti

Informações para a imprensa: Bruno de Vizia (11) 9 8269 6906

 

Secretário Especial de Previdência - Carlos Gabas

Programação:
9h – Abertura oficial do Dia Nacional de Mobilização para o combate ao Aedes aegypti em Porto Velho, com o governador Confúcio Moura.
Local: Palácio Rio Madeira (Avenida Farquar, nº 2.986 - Bairro Pedrinhas), seguida de visita a residências do bairro Pedrinhas, juntamente com representantes da Secretaria de Saúde do Estado e de oficiais das Forças Armadas.

Informações para a imprensa: Marco Túlio Alencar (61) 9536-4920

 

Secretário Executivo - Claudio Puty

 Programação:

7h – Concentração com envolvidos na mobilização
Local: Praça Pública, Marabá (PA)

9h – Visita à Sala Estadual de Comando, Controle e Combate ao Aedes egypti

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego