Rossetto ressalta importância do Dieese

07/12/2015

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, participou nesta sexta-feira (04) da solenidade de comemoração dos 60 Anos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em São Paulo. Rossetto destacou a importância do órgão em discursou na abertura do evento. “São 60 anos construindo credibilidade e assegurando um futuro comprometido com a classe trabalhadora no Brasil”, afirmou.

Na cerimônia, que contou com a presença de várias autoridades e entidades sindicais, foram homenageados os dois funcionários mais antigos: Vera Lúcia Mattar Gebrim, há 37 anos no Diesse, e Bartolomeu Roney Costa, com 38 anos de atuação no setor financeiro do órgão. Foram também homenageados ex-presidentes, muitos deles “in memorian” e entregues lembranças da data aos presentes.

Para marcar os 60 anos, duas publicações do Dieese foram lançadas no evento: o primeiro volume da coleção “Porque Cruzamos os Braços – Greves no Brasil – Depoimentos de Lideranças” e “Salário Mínimo no Brasil: a luta pela valorização do trabalho”.

História - O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, é uma criação do movimento sindical brasileiro, fundado em 1955 para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. Ao longo de 60 anos de história, a instituição conquistou credibilidade, nacional e internacionalmente. Reconhecido pela sua  produção científica, o Dieese atua nas áreas de assessoria, pesquisa e educação. Os eixos temáticos que orientam toda a produção da entidade são: emprego, renda, negociação coletiva, desenvolvimento e políticas públicas.

Visando o aprofundamento de estudos relacionados a seus eixos temáticos, além dos trabalhos regularmente desenvolvidos para o movimento sindical, o DIEESE realiza projetos em parceria com órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, nacionais e internacionais.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego