Ministérios vão debater modernização industrial

10/04/2015

Uma comissão tripartite, com a participação dos ministérios do Trabalho e Emprego, Fazenda e Desenvolvimento Indústria e Comércio, pretendem se reunir na próxima semana, em Brasília, para discutir a legislação e medidas que facilitem a modernização do parque industrial brasileiro. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, à empresários durante reunião na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

"Não podemos permitir que o governo, de um lado, autorize a entrada no País a compra de novas máquinas e, de outro, por meio do nosso ministério, interdite e bloqueie o uso do equipamento. A modernização do parque fabril do nosso país é fundamental e nós vamos juntos trabalhar para que os equipamentos e normas estejam adequados às necessidades do nosso País", explicou o ministro em resposta às preocupações dos empresários com relação à NR 12.   

Dias garantiu ainda que a normativa já vem sendo discutida, item por item, o que resultará em breve em adequações necessárias para, sem que haja perda na saúde e na segurança do trabalhador, não hajam óbices à modernização do parque industrial "Temos que criar linhas de crédito para que o empresário possa adquirir novas máquinas, adequadas às normas, desativando equipamentos que comprometem a competitividade", argumentou.  

O ministro ainda se comprometeu em acelerar a modernização do ministério, que segundo ele deve contribuir para atender outras demandas, como a certificação mais rápida de novos equipamentos de segurança.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego